Vamos falar um pouco sobre sax

Os tipos de saxofone

O saxofone existe em sete tamanhos: sopranino, soprano, contralto ou alto, tenor, barítono, baixo e contrabaixo. O sopranino, o alto, o barítono e o contrabaixo soam em mi bemol, enquanto que o soprano, o tenor e o baixo, soam em si bemol. A maior parte dos saxofones é curva. O soprano, mais comum na forma reta como o clarinete, aparece também na forma curva. Já o sopranino é reto, aproximando-se do tamanho de uma flauta doce contralto.
Os saxofones mais comuns são o soprano, o alto e o tenor. É muito difícil para o iniciante escolher qual saxofone deseja tocar. Nesse caso, recomendo iniciar os estudos com um alto ou tenor, já que são os mais fáceis de encontrar no mercado, e também são mais baratos. Mais adiante, quando já estiver mais familiarizado, o novo músico poderá optar por aquele de sua preferência. Mas é muito comum tocar-se mais de um saxofone, já que todos possuem um mecanismo padrão

Como estudar

Estudar e tocar são ações completamente diferentes. Quando você toca, põe em prática alguns dos resultados que você obteve com seu estudo. Assim, o ato do estudo precede o ato de tocar. Não que não se aprenda tocando, todos aprendem. Mas se você não estudar, não terá o que aplicar quando for tocar e estará impondo limites a si mesmo, ao invés de estar ampliando suas habilidades.

Por outro lado, você só adquire um hábito repetindo ações no dia a dia, o que quer dizer que você só adquirirá o hábito de estudar exercendo o ato de estudar todos os dias. Somente após umas 3 semanas você estará habituado a estudar música. Procure estudar todos os dias, no mesmo horário, começando com 30 minutos/dia e aumentando esse tempo. A regularidade é muito importante. Você pode imaginar o que seria de um jogador de basquete que não praticasse arremessos constantemente?

Portanto, mãos à obra: estude todos os dias que puder, de preferência no mesmo horário. Deixe o fim-de-semana para tocar com os amigos, depois de estudar, é claro. Em pouco tempo, você estará tocando seu saxofone e experimentando o prazer que poucos mortais já sentiram.

Tocando notas graves e agudas

O que faz uma nota soar mais grave ou aguda que a outra, nos instrumentos de sopro, é a velocidade do ar. Imagine uma roda d’água girando em um rio calmo, e depois a mesma cena após uma tempestade: uma maior velocidade da água determinaria uma maior velocidade à roda d’água. No caso do saxofone, é a velocidade do seu sopro que vai fazer a palheta vibrar mais rápido ou mais devagar.

A questão agora é: como fazer para soprar com maior ou menor velocidade? Você tem de empurrar o ar para fora e fazer força com seu abdômen, como se estivesse empurrando um carro para fazê-lo "pegar no tranco", ou como quando você sopra uma bolinha de papel num canudinho. Lembre-se de não "trancar" o tórax, o que corresponderia a empurrar um carro com os freios acionados. Em termos, é isso o que você provoca quando "tranca" o tórax e os ombros: faz força contra si mesmo.

Resumindo: para tocar uma nota grave, você precisa de muita quantidade de ar e de pouca velocidade, e para tocar uma nota aguda, você precisa de pouca quantidade de ar e de MUITA velocidade. Para se ter uma idéia mais exata, uma oitava corresponde exatamente ao dobro da vibração, e duas oitavas ao dobro do dobro, ou seja quatro vezes mais.

Como produzir o som do saxofone

Para produzir o som do saxofone, você deve morder a parte superior da boquilha e dobrar ligeiramente o lábio inferior para dentro, evitando que seus dentes inferiores toquem a palheta. A esse gesto damos o nome de embocadura. Para completar a cena, experimente um sorriso forçado ... pronto, já pode tirar uma foto!

Verifique se você consegue sentir a ponta da palheta com a ponta de sua língua, e siga os seguintes passos:

1. Após formar a embocadura como foi explicado acima, coloque a ponta da língua na ponta da palheta de forma que impeça completamente a entrada de ar.

2. Assopre e retire a língua com velocidade, como se você fosse cuspir uma bolinha de papel.

3. Provavelmente, a essa altura, você deve ter ouvido o som do seu saxofone, caso contrário repita os passos 1 e 2 novamente até conseguir.

Geralmente pronunciamos a sílaba TU para produzir uma nota nos instrumentos de sopro. A esse ataque damos o nome de golpe de língua.

Exercícios:

1. Toque notas secas no seu saxofone pronunciando várias vezes a sílaba TU, mas sem pressa.

2. Toque como em "1", mas retire o instrumento da boca a cada nota. Isso faz com que você se habitue a encontrar a posição ideal para a sua embocadura.

3. Toque notas longas: TUUUUUUU...., respire profundamente e TUUUUUU....

Agora que seus vizinhos já "sentiram o drama", vamos falar sobre como utilizar a respiração de uma forma mais adequada para tocar seu saxofone. Nós vamos utilizar um músculo chamado diafragma, do qual você não tem muito controle por ser um músculo involuntário, isto é, ele não se move obedecendo a comandos, ao contrário, por exemplo, de seu braço. O diafragma se expande, movendo-se para baixo e para fora, quando você inspira, e se contrai quando você expira.

Para iniciar, faça o seguinte exercício: movimente seu abdômen o mais para baixo possível, forçando-o, e movendo-o lentamente para cima, forçando-o contra o tórax. Repita esse movimento várias vezes começando lentamente, e aumente a velocidade aos poucos.

Experimente repetir o exercício "chupando" ar quando movimenta o abdômen para baixo, segurando-o por um instante e soltando-o vagarosamente. É importante manter os ombros, braços e mãos bem relaxados. Evite também deixar tenso (tensionar) o tórax. Experimente falar seu nome enquanto solta o ar, e se você estiver falando forçado, é porque não está relaxado o suficiente.

Você pode fazer esse exercício quando estiver tenso ou nervoso. Os indianos acham que sua vida é contada pelo número de vezes que se respira. O curioso é que em alguns momentos, quando você estiver tocando, terá de fazer muita força com alguns músculos e relaxar completamente outros. Você é capaz de fazer isso, basta tentar e praticar.

Agora repita aquele exercício do TUUUUU, e quando respirar, respire pra valer, com profundidade. Como você faz ao bocejar.

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