Debatendo sax com SoMusica

Endurecimento do Metal:

Quando manipulamos o metal, estruturas da base e formação molecular do mesmo, sofrem impacto entre si e, conseqüentemente a movimentação destas camadas geram alterações visíveis na forma e resultados acústicos dos corpos dos instrumentos. Isso faz com que elementos agregados na liga do metal sejam movimentados, inclusive quando feitos desordenadamente, podem romper-se, gerando fissuras ou o que visualizamos constantemente, que são rachaduras no metal e muitas vezes acreditamos ser arranhões ou manchas! Esse fenômeno possibilita uma maleabilidade no metal e quando fazemos alterações por choque, variações de temperaturas, ou qualquer mudança externa ou interna as ligações se fortalecem ou tornam-se excelentes transmissores de vibrações e a resposta é a melhoria iminente da ressonância do instrumento. A compactação dos cristais por agregação do metal por via eletrolítica tem contribuído significativamente para a melhoria da resposta sonora no instrumento. Isso por um motivo muito simples: foram perdidos pelo desgaste do tempo e uso, quantias significativas do metal e esses cristais metalizados por meio da eletrólise compactam-se e fortalecem as ligações e, a resposta é essa melhoria iminente da ressonância do instrumento! O metal quando visto ao microscópio eletrônico apresenta-se em forma de cristais que quando em seu estado natural ou enrijecido naturalmente, tem uma forma totalmente uniforme e bem-definida, tendo-se a sensação de ver colunas em formatos totalmente ordenados! Porém, os cristais quando em estado alterado por qualquer motivo de choque, atrito ou queda e, muitas vezes por variações de temperatura e pressão, tem a sua forma totalmente desordenada e com aparência de colunas de formas diversas, agrupadas em múltiplas carreiras, totalmente descontínuas. Isso explica o fenômeno que visualizamos como rugas, rachaduras ou manchas no metal!

*****************************************************************************************************

Envelhecimento nos instrumentos de sopro

Envelhecer o saxofone, trompete ou trombone não é simplesmente retirar o verniz ou o banho de níquel ou prata.

Este processo , fruto de muitos anos de pesquisa e estudo, cria uma nova perspectiva no universo dos instrumentos de sopro!

Envelhecimento 70 anos, proporciona ao instrumento um timbre limpo, claro e aveludado, com uma qualidade excelente.

A cristalização do metal, pode ser obtida por diversas formas, como impacto, ação do tempo e ou ativação por meios eletroquímicos ou variações de temperatura.

Nestes fenômenos, a liga do metal adquire características muito especiais, com um formato novo, e conseqüentemente, o resultado desta variação e a vibração da onda sonora, dentro do tubo do instrumento, o som fica limpo e aveludado. É tudo que o músico sonha!

RESSONADORES DE METAL PARA SAXOFONES e FLAUTAS TRANSVERSAIS:

Cálculo de Ressonância e Ressonadores de Metal

Não existem sombras de dúvidas, mesmo para um leigo, que em uma superfície com atrito ou resistência no percursos, temos condições desfavoráveis na continuidade da onda sonora! Pois bem, estudamos várias possibilidades e, finalmente, encontramos a solução: Devemos criar não somente condições favoráveis na fluência da onda sonora, ou freqüência da onda, devemos fazer com que existam "agentes facilitadores da onda", que chamamos de ressonadores, que nada mais são do que placas colocadas estrategicamente de modo particular, com ângulos especiais e formatos diversos nas sapatilhas do sax. A presença dessas estruturas, hora chamadas de "Ressonadores", passam a ter importância fundamental na sonoridade do instrumento. O campo harmônico, fundamentalmente, passa a ter condições totalmente favoráveis e diversas, proporcionando ao instrumento uma flexibilidade de execução e emissão de sons bem definidos e claros... Acreditamos que o timbre do instrumento não muda, mas as nuances do som passam a ser Cristalinas e, como em um cristal, brilham e refletem as condições ideais para o músico executar e ouvir o que antes não era tão claro e definido!

Material: Prata - Ouro e Bronze Forjado.

Banho: Prata - Níquel.

Alto Polimento: Sem qualquer tipo de ranhura, para que possa exercer o seu verdadeiro papel, "refletor da onda".

Ângulos Milimetricamente Calculados: Relação com o formato da onda, baseado no eixo criado entre o "Tone-hole" e o cone do instrumento.

Resultados: Melhora na qualidade sonora, significativa propagação da onda (distância e qualidade sonora).

Ressonadores de metal nos trompetes

Este trabalho resulta de uma pesquisa realizada, baseada nos trompetes Monette.

Resultado de observação e análise do comportamento do som e especificamente

os harmônicos e super-agudos.

Realmente, o resultado é algo excelente e é perceptível imediatamente.

Por uma razão muito simples; com o aumento da massa (metal), a vibração da máquina

é bem menor e isso favorece o campo harmônico dos instrumentos.

Nesta boquilha, Vandoren A 28 - uma boquilha relativamente fechada, com um som mais escuro, e adequado para música erudita, ao colocar o ressonador de metal, obteve-se um excelente resultado sonoro. Resultado de aumento da massa da boquilha, e ficando com uma sonoridade mais metálica, obteve-se sucesso, transformando uma boquilha clássica, numa boquilha mais popular.

"Uma pergunta freqüente é como trocar as cortiças ou como substituir aquelas que estão quebradas?...

Pois bem, conforme ilustração acima, observem que devemos ter uma cortiça de boa qualidade e essencialmente uma cola de contato muito boa, que para este fim, existem colas de excelente qualidade no mercado, contudo, tenham cuidado no excesso de cola, pois pode escorrer e causar manchas pelo corpo do instrumento.(obs.: espere o tempo de colagem adequado, para que não descole.)

Uma outra observação é com o cuidado do acabamento, isto mesmo, devemos ter uma espátula bem afiada e com um corte muito preciso, para que possamos fazer um excelente acabamento.( Utilize, também , uma lixa bem fina , preferencialmente, que seja de madeira, aparando os cantos e assim fazendo um excelente acabamento).

Lembre-se, que se não tiver o material adequado, procure um profissional " responsável", afinal o seu instrumento é a extensão de sua alma, e vamos convir que não devemos brincar com tamanha responsabilidade.

" Estes são alguns dos materiais que devemos ter para podermos obter sucesso na manutenção básica dos nossos instrumentos."

Esta é uma visão de forma " explosiva" do conteúdo de chaves e mecanismos de seu saxofone, sendo que ao todo, são aproximadamente 500 peças, no entanto, muito cuidado em não perder nenhum parafuso ou eixo, pois normalmente são muito caros, por serem peças importadas e de difícil convecção.

Por isso é muito importante que "sempre" antes de executar o seu instrumento, verifique de uma forma detalhada, se não tem algum parafuso ou eixo fora do lugar. Inclusive este é a primeira coisa que eu averiguo no pegar um instrumento na mão, e normalmente os parafusos estão fora do lugar, ou desenroscados.( Isto é normal, pois é sinal que você esta trabalhando muito.)

Embora alguns técnicos, e músicos utilizem algum tipo de fixador nos eixos e parafusos, o ideal é ter um pouco de cautela com esta atitude, pois dependendo do tipo de fixador, pode trancar o eixo de uma forma que não se consiga retirar com muita facilidade, e muitas vezes estragando a fenda dos parafusos, ou eixos.

Tenham muito cuidado com estes procedimentos, pois o travamento de qualquer parafuso de instrumentos musicais de sopro, tem de ter um torque muito baixo, pois as fendas são muito sensíveis e muito fininhas.

Nenhum comentário: